domingo, 15 de setembro de 2013

Charges:

A charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico de um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. O conhecimento prévio, por parte do leitor, do assunto de uma charge é, quase sempre, um fator essencial para a sua compreensão. Uma boa charge, portanto, deve procurar um assunto atual e buscar ir direto aonde estão centrados a atenção e o interesse do público leitor. As charges são elaboradas por desenhistas e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.


Charge 1



Observação. Muitas das charges aqui presentes são do cartunista Belmonte. Quem foi ele?


Benedito Bastos Barreto, o cartunista Belmonte, trabalhou durante muitos anos no jornal Folha da Manhã em São Paulo, cidade onde nasceu em 1897 e morreu em 1947. Simples e muito ligado às coisas do Brasil, Belmonte foi convidado pela MGM para trabalhar como desenhista em seus estúdios nos Estados Unidos. Ele recusou. Autodidata, Belmonte nunca aprendeu desenho e não foi, com seus estudos, além do primeiro ano do curso de medicina. Quem o conheceu dizia que ele era “doentio, emotivo, modesto, paulistano inveterado e nunca deu mostras de ser politicamente correto”. Era uma figura magra, comprida, angulosa, cismarenta e calada, que falava muito pouco, mesmo no convício ameno dos seus afeiçoados. Nunca transigiu e nunca aderiu. Sempre foi atuante da resistência ao combater a fraude eleitoral de antes de 1930 e lutou contra o Estado Novo de Getúlio Vargas.

Charge 2

A legenda da charge diz: "Até quando a nossa lua de mel vai durar?


Charge 3

A legenda desta charge pode ser traduzida assim: "Alguém está tendo alguém para uma caminhada."


Charge 4
















A frase dita pelo personagem é: "O senhor não poderia dar um jeitinho de arrombar a porta sem estragar a tranca?..."

Charge 5


A frase proferida pela personagem é: "Já estão empurrando a porta! O guarda-chuva aguentará o tranco?"


Charge 6




Charge 7



Ajuda: Nesta charge o urso representa a União Soviética.



Charge 8





Charge 9



Ajuda: Esta charge é de autoria do caricaturista brasileiro Belmonte.Para essa obra, Belmonte encontrou inspiração no romance Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Reparem que nela aparece um Hitler gigantesco (Gulliver) deitado sobre o mapa da Europa (Liliput), referência ao lugar povoado por habitantes minúsculos, que Gulliver conseguiu alcançar a nado depois de naufragar.
Ao analisar esta charge, preste atenção no local onde está o calcanhar de Hitoler.



Charge 10 -
Dica: O sonho de Hitler





Charge 11 -
Dica: Irreconhecível depois de Stalingrado






Charge 12



"Então, como vejo, você também tem problemas", diz a charge. O macaco representa uma fusão de Adolf Hitler e Napoleão Bonaparte, que também fracassou em invadir o país em 1812.


Charge 13



Charge 14



Charge 15
Charge 16



Nesta charge lê-se: "Veja! Tudo está bem, nosso amado Führer é seguro!"

Charge 17


 
A legenda diz: "Desta vez não adianta nada o oceano ser pacífico ..."


Charge 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Integrantes:
Adriana Ferraz
Clarisse Castilho
Mariana Ribeiro
Yuri Nogueira